sexta-feira, 18 de julho de 2008

Fui na pré-estréia de Nome Próprio - com a presença do direto Murilo Salles


Agora que estou me apaixonando por este universo chamado blogosfera, qual não foi a minha surpresa em ver no Caderno C (Correio Popular - 17/07/08) logo na capa:

O SONHO DA BLOGUEIRA - CINEMA - NOME PRÓPRIO tem pré-estreia em evento que vai contar com a presença do diretor Murilo Sales, na CPFL Cultura.

E o que é melhor: Entrada Franca.

Não tinha como perder - tinha?

Ninguém quis ir comigo, por "n" motivos, mas sai do jornal e fui direto - sozinha mesmo.

O filme é atual - denso - impactante. Impossível ficar indiferente.

Segue comentários de Milu Leite:

"A blogosfera chega às telas Camila (Leandra Leal), protagonista do novo filme de Murilo Salles, é blogueira. Inspirado em Máquina de Pinball e Vida de gato, dois livros de Clarah Averbuck (blogueira:http://adioslounge.blogspot.com/) , "nome próprio" tem tudo para agitar a blogosfera. É intenso, indefinível e despudorado como todo blog que se preze.

Leandra Leal, atriz que já nos surpreendeu muito bem em outros papéis (a menina de "A ostra e o vento" é inesquecível), dá carne, sangue quente e sentimento à sua personagem de modo quase assustador.

Feita justiça à sua interpretação, me reservo o direito de partir para os elogios ao diretor. Fazer um filme de palavras, quero dizer, transformar palavras em imagens de mesmo peso já não é tarefa fácil para os diretores que se aventuram nas adaptações literárias cujos textos são a grande força da obra, não a história. Murilo enfrentou o desafio de filmar palavras, porque Camila (tanto quanto a grande maioria dos blogueiros) é o que escreve. Não é possível dissociar texto de pessoa. Aliás, não seria esse o motivo de tanta gente falar de si nesses diários pessoais e serem lidas e questionadas, comentadas?

Então, vemos palavras na tela. Muitas. E ouvimos o tec tec tec do teclado, seguimos a setinha do mouse... e Camila vai se desnudando até nos causar dó, ou ódio, ou um nó na boca do estômago. Ela é só sentimento, mundanidade e... palavras. Penso agora que um dos maiores méritos do filme é não adocicar essa personagem tão controversa, desagradável aos olhos de alguns, irresistível aos meus.

Sem meias-palavras, é preciso dizer: Camila é terrível! Mas a sua disponibilidade para o mundo, a sua entrega descabelada aos apelos do amor e do corpo me fazem vê-la com os olhos da paixão.
E é esta paixaõ que sustenta a opção feita por Murilo Salles.
Honesto, entregue, revirado nas emoções. Ele captou tudo e nos deu um presente.
Espero que as pessoas o recebam."

Milu, eu recebi !!!!


O debate com o Murilo Salles após a exibição do filme foi ótimo - ele respondeu a todas as perguntas. Falamos sobre o universo Camila. Sobre realidade e ficção.

No final desejamos-o boa sorte na estréia do filme. E brincamos: Batmam x Camila. Que combate nas telas !!!!!

Bjs - Bru

2 comentários:

Danilo Leite Fernandes disse...

Bruna,

Eu sou o Danilo, que estava sentado na primeira fileira bem na frente do Murilo durante a conversa dele com a platéia na CPFL.

Você era aquela que estava sentada na ponta da segunda fileira, que fez perguntas no microfone e diversos comentários em voz baixa durante o bate-papo? Hehehe...

*Cora Gemefé* disse...

Isso mesmo Danilo, eu mesma ....
Comentarios em voz-baixa ou pensamentos em voz alta? rsrsrsrsrs
E vc entao eh o que salvou o Murilo na cena da praia ... certo? A namorada do rapaz foi chamar o frances ... hahahaha
Bem vindo Danilo - volte sempre por aqui !!! Boa semana